www. ▓▒░ CuRiOsIdAdEs Da BibLiA ░▒▓ .com.br
Adicione o "www.curiosidadesdabiblia.com.br" em seus Favoritos ( Veja "Postagens + Antigas!!!")

Porque teria Raquel, a esposa de Jacó, roubado os ídolos de seu pai???



Em Gênesis 31 é apresentado um trecho que até hoje causa muitas controvércias e muitas indagações.

É importante saber a história de Jacó por completo, saber de seu excesso de esperteza durante sua vida e saber também como o mesmo fora enganado por seu sogro quando de seu casamento, onde trabalhou por 07 anos de graça para o sogro para casar-se com a filha mais nova a quem amava (Raquel) e no dia do casamento fora enganado casando-se com a filha mais velha (Lia), um grande engano! No final das contas acabou tendo que trabalhar por mais 07 anos para finalmente casar-se com a mulher que tanto amava.

Este capítulo conta que Jacó, depois de ser abençoado por Deus com muitos bens, notou que Labão (seu sogro) já não o olhava com a mesma alegria. Também viu que havia murmuração entre os filhos de Labão. Por causa disso, quando Labão se ausentou para fazer a tosquia do rebanho, "se levantou Jacó e, fazendo montar seus filhos e suas mulheres em camelos, levou todo o seu gado e todos os seus bens que chegou a possuir." (Gênesis 31.17).

Sem que Jacó soubesse, Raquel (sua esposa) aproveitou a ausência do seu pai para roubar-lhe pequenas estátuas que representavam os deuses de Labão:

"Tendo ido Labão fazer a tosquia das ovelhas, Raquel furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai" (Gênesis 31.19).

A fuga de Jacó e sua família foi descoberta três dias depois. Labão reuniu seus homens para persegui-lo, mas Deus, em sonho, o advertiu para que nada fizesse contra Jacó. No sétimo dia Labão os alcançou e repreendeu Jacó por não dar-lhe a chance de se despedir. Também o indagou sobre o roubo dos ídolos. Como Jacó não sabia que Raquel os tomara, disse a Labão que os procurasse e matasse quem tivesse cometido tal crime. Labão procurou e nada encontrou, pois Raquel os escondeu sentando-se sobre eles.

Assim, Jacó o acusou de tratá-lo com injustiça nesse caso e nos mais de 14 anos em que trabalhou para ele. Finalmente, Labão mudou o tom da conversa e fez uma aliança com Jacó garantindo a paz entre os dois. Essa aliança foi selada com uma coluna que eles levantaram como testemunho e com uma refeição que partilharam. Despedindo-se, Labão voltou para sua terra e Jacó seguiu seu caminho.

Algo notável nessa história é o roubo dos ídolos de Labão por Raquel. Esses ídolos, que em hebraico são chamados "terafim" , eram estatuetas com formas humanas...

Há portanto a linha de pensamento de teólogos que acham que ela fez o que fez por uma questão religiosa já que estava familiarizada desde criança ao politeísmo, ou seja, veneração a vários deuses.

O fato é que ela os furtou do pai... Mas porque teria feito isso??? Com qual Motivação??? (você deve se perguntar!)


É necessário examinar não só a Bíblia mas também os costumes daquela época antes de tirar uma conclusão.

A arqueologia presta um grande serviço ao estudo elucidativo de determinadas passagens. Graças a ela, é possível reconhecer o porquê de alguns comportamentos estranhos à nossa cultura. É esse caso de Raquel roubando deliberadamente os “ídolos do lar” que pertenciam a Labão, seu pai
(Gn 31:34).

__________________________________
Aparentemente o delito parecia ter um fim religioso, mas antigos códigos de lei sumerianos revelaram que naquela época a posse de pequenos ídolos do lar (comumente chamados de Terafim) era o certificado de propriedade que alguém precisava para firmar-se dono de uma terra. Caso os ídolos fossem parar nas mãos de outra pessoa, essa se tornava automaticamente a proprietária dos terrenos que eles demarcavam. Por serem pequenos, poderiam facilmente ser roubados e cabia ao dono o cuidado de guardá-los para não ser lesado. Foi portanto num descuido de Labão que Raquel roubou seus ídolos (ou seja suas escrituras) com o fim de entregá-los posteriormente a Jacó, e fazer dele o novo senhor daquelas terras. Tratava-se, portanto, de uma tentativa de indenização do esposo pelo engano que o levou a sete anos extras de trabalho nas terras de seu pai.
(Fonte: A Arqueologia e a Bíblia - PhD Dr. Rodrigo Silva)
__________________________________


E você sabia dessa???
E qual a SUA opnião???
Comente!!! Participe...




_________________________________________

Fiquem na Paz do Senhor Jesus!!!

DionyMacfly®
RosanaMacfly®
________________________________




8 comentários:

Eu já havia lido esse capítulo e confesso que havia ficado no mínimo curioso... esse detalhe cultural dós costumes dessa época podem fazer diferença sim. Isso pode explicar o pq do roubo...

Parabéns pela matéria, é de nível!

Pr.Adalberto Garcia
adalgarcia@hotmail.com


Gostei muito desse trabalho, já recomendei a varias pessoas esse site,com tamanha inspiração, é notorio o mover de Deus em suas vidas,que o Senhor nosso Deus continui lhes visitando, pois é uma linda obra essa de vc.


Legal demais, eu tb havia fica curioso, agora ficou claro. Suas matérias são escritas com sabedoria. Deus te abençoe, e continue te iluminando. :)


Obrigado meu querido... por favor, ponha o seu nome e seu e-mail para que possamos agradecer. Fica na Paz!!! Gde. Abr.

DionyMacfly


Parabéns, bom demais! Comecei a procurar sobre isso e logo achei esse blog, que me esclareceu muito!
Deus abençoe!


Muito bom o comentário sobre o assunto.
Mas isso não explica o porque Jacó mas na frente pediu que todos se livrassem dos ídolos se ainda tivessem, e não ficou feliz por Raquel estar com aqueles, segundo o comentário deveria pois estava se tornando o tono das terras de seu sogro. certo? Ficou um pouco ainda a desejar, e explique o meu comentário para todos verem, e se vão concorda pois diz a palavra de Deus que a igreja tem a mente de Cristo.
Everton Cláudio


Prezado Everton Cláudio, sua presença aqui é sinal de prestígio para nós. Seja sempre Bem-Vindo!

O texto em epígrafe não é um comentário Everton mas um estudo baseado na exegese aplicada de acordo com aquele período. Estamos falando, portanto, da análise dos costumes daquela época para assim fazermos uma melhor hermenêutica (interpretação) do texto. A resposta ao teu questionamento é bem simples e encontra-se no próprio texto. Se sabemos que tais ídolos representavam um termo de posse, uma espécie de "Título ao Portador" então podemos concluir que era dono quem portasse os mesmos. desta forma, quem portasse tais ídolos seria dono do que os mesmos representassem, no caso, as terras. Dito isto, Jacó não concordou com o que Raquel fez por se tratar de um ROUBO. Raquel roubou os termos de posse de seu pai considerando que eram seus. Jacó não concordou com isso por entender que não era certo. Se nos dias de hoje não não se vê com bons olhos o roubo a um pai ou a uma mãe ou mesmo a qualquer pessoa, naqueles dias muito menos. E ainda que fosse a busca pela parte de sua herança (que não era o caso), deveria-se esperar a morte do pai primeiro. Ela o roubou e o marido a reprovou. Simples assim.

Quero lembrar Everton que aqui não é um Fórum de Discussões. O objetivo deste Blog é e sempre foi incentivar as pessoas a ler a Bíblia para que tenham um encontro com a grande verdade do Evangelho.

Por fim, em suas palavras "se as pessoas vão concordar"
Quero lhe ensinar uma coisa meu amado, as pessoas NUNCA vão concordar em tudo, sempre haverá quem discorde, sempre haverá diversas linhas teológicas e inúmeras teorias sobre fatos bíblicos e até mesmo sobre o próprio Deus.

Ore a Deus e peça que o Espírito Santo de Deus o faça enxergar por trás das letras da Palavra de Deus, a sabedoria não está aqui neste Blog e nem nos estudiosos mas sim no alto. Normalmente está naqueles crentes que oram antes de ler e que tem uma vida reta diante de Deus, com intimidade com o Espírito.

Gde. Abr.

DionyMacfly


Oi!
Achei muito legal a explicação de vcs. Rápida, mas eficaz.
Eu só fiquei com uma dúvida...
No capítulo 31 Raquel e Lia reclamam que não tem o dinheiro da herança de seu pai, que são tratadas como estrangeiras, e que seu pai gastou todo o dinheiro que conseguiu com elas.
Quando li a pesquisa a respeito do costume da época, logo imaginei que Raquel estaria fazendo aquilo em busca do dinheiro e das riquezas que seu pai não lhes dera. Mas não foi isso que aconteceu, segundo o que vocês disseram.
Vocês poderiam, por gentileza, me explicar o porquê disso?
Desde já, muito obrigado pela atenção e disponibilidade.
E parabéns pelo blog, obviamente percebemos que tem ótimas intenções :)

Ana Carla Costa


Visitantes Online

Nº de Acessos Total:

Nº de Acessos por País:

free counters

De onde nos visitam:

Se você gostou do Blog deixe-nos um recadinho aqui!!!

P/ Ser Amigo do Blog Clique em:

Receba Atualizações Via Email

Coloque seu E-mail aqui:

DionyMacfly® (RSS) FeedBurner

Sugestões entre em Cont@to Conosco:


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Tradutor:

Barra de vídeo:

Loading...

Quer pesquisar aqui?

Carregando...

Claro que fazemos parte!!!

Loading...

Gostou do Blog? Divulgue!!



Procurando "Smilinguidos" para confeccior folhetos, convites etc..?? Achou.

Orando...

Orando...

Leia a Bíblia

Leia a Bíblia

Quer mais Smilinguidos?

Quer um exemplo de Convite Góspel com esses Personagens?? Estes a seguir fizeram bastante sucesso pois são muito bonitos e claro, bem econômicos!!

Quem interessar deixe recadinho lá na direita do Blog e deixe o e-mail para que eu possa te enviar, dentro de alguns dias receberá, é no Word e vc pode alterar depois!

=> A tradução das figuras é a seguinte:

Se você está se sentindo meio...
Cansado, desanimado, um tanto triste, sozinho, indisposto ou até mesmo irritado.
Tenho uma notícia ótima para você... Sabe por quê? Vamos...
Levante! Dê pulos de alegria, corra, chame os seus amigos, pois temos um convite pra você: venha para...


Veja Abaixo:

Convite 01

Convite 01
Este é um exemplo que elaborei p/ casal de amigos, um exemplo do que se pode fazer com estes personagens! Está disponível no Word, se interessar deixe recadinho (Convite aberto)

Convite 01

Convite 01
E aqui é o Convite fechado, usa-se uma folha pra cada 02 Convites, grampeia-se pra fechar

Convite 02

Convite 02
Ou então desse jeito... (Convite Fechado - 02 dobras)

Convite 02

Convite 02
Abra mais uma vez... (Convite parcialmente aberto)

Convite 02

Convite 02
Esta é a Parte de dentro no tamanho folha A4 normal (Convite totalmente aberto)

Convite 02

Convite 02
Fica no Verso ( é onde fica a "tradução" das figuras dos Smilinguidos)

Aliança Missionária Transcultural Macedonia

JESUS VOLTARÁ!!!

JESUS VOLTARÁ!!!
Leia a Palavra que liberta...

Visite-nos!

Visite-nos!
Venha conhecer a Ceifa, Rua José Antonio, 1553 - Centro - Campo Grande/MS